terça-feira, 16 de abril de 2013

KIT DE ORDENHA DA EMBRAPA: PRODUÇÃO DE LEITE COM QUALIDADE


Estudos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite mostram que a utilização adequada do kit pode reduzir o índice de contagem bacteriana entre 40% e 85%


A Instrução Normativa Nº51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelece os parâmetros para a produção de leite com qualidade. Neste contexto, a médica veterinária da Embrapa Rondônia, Fernanda Ferreira, enfatiza a importância da ordenha de qualidade com o cuidado adequado para o controle da mastite e para evitar os principais pontos de contaminação do leite. “O kit Embrapa de ordenha manual, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, é uma alternativa aos pequenos produtores para produzir leite de qualidade”, diz.
A utilização do kit pode auxiliar na redução dos casos de mastite na propriedade. “A contagem bacteriana costuma ser alta na ordenha manual por causa da adoção de procedimentos incorretos, sem a adequada higiene dos tetos da vaca e também dos utensílios utilizados e das mãos dos ordenhadores”, explica Fernanda.
Estudos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite mostram que a utilização adequada do kit pode reduzir o índice de contagem bacteriana entre 40% e 85%. Ele pode ser comprado em lojas agropecuárias num valor em torno de R$ 150, com uma manutenção mensal de R$ 15.

Fonte: embrapa

VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESPECIALISTAS EN PEQUEÑOS RUMIANTES Y CAMÉLIDOS SUDAMERICANOS






VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESPECIALISTAS EN PEQUEÑOS RUMIANTES Y CAMÉLIDOS SUDAMERICANOS realizar-se-á na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande, MS, nos dias 16 a 18 de maio de 2013, com o intuito de troca de experiências e informações científicas entre especialistas em pequenos ruminantes e camelídeos, dentro da América Latina, no sentido de fomentar um crescimento destas espécies animais, de importância econômica marcante nesta região.
A Asociación Latinoamericana de Especialistas en Pequeños Rumiantes y Camélidos Sudamericanos (ALEPRYCS) foi criada em Montevidéo, Uruguai, em 1999. Suas ações envolvem a participação de alguns dos grupos de investigação membros da ALEPRYCS na Red CYTED XIX.D, a criação da Red Electrónica de Discusión ALEPRYCS, a organização de eventos latino-americanos da especialidade no Uruguai (Montevidéo – 1999), no México (Merida – 2001), no Chile (Viña del Mar – 2003), no Brasil (Curitiba – 2005; Gramado – 2006), na Argentina (Mendoza – 2007) e no Peru (Huancavelica – 2011) e a organização de eventos regionais da especialidade no Uruguai (1999), na Argentina (2000) e no Brasil (2005).
Os países membros são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela.
No último evento, em Huancavelica – Peru decidiu-se pela realização do próximo evento no Brasil, ano de 2013. Como já havia sido anteriormente realizado em Curitiba, com outro evento de menor porte no Rio Grande do Sul, optou-se por outra região do país. O Centro-Oeste vem apresentando crescimento na criação de ovinos já há alguns anos e, hoje, tem projetos de implementação de caprinocultura com fins comerciais.

Acesse o site: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/clprcs2013/