quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sarna em Ovinos.



A sarna é uma parasitose causada por ácaros, que são parasitas muito pequenos, medindo menos de 1 mm.
Os caprinos, geralmente, são acometidos pela sarna auricular, conhecida como caspa do ouvido, e sarna demodécica, conhecida como bexiga, que danifica o couro do animal.

Tanto a piolheira quanto a sarna podem ser identificadas pelas reações dos animais que, quando doentes, ficam irritados, sem apetite e se coçam muito. Quem cria cabras e ovelhas sabe que um animal com doenças significa queda de produtividade, ou seja, perdas econômicas. Então os criadores de ovinos e caprinos devem examinar diariamente os animais, mantendo os parasitas sob controle.


Os animais doentes devem ser separados e tratados com sarnicida de uso tópico ou geral. Aqueles animais que, porventura, não melhorarem com a aplicação do remédio devem ser descartados do rebanho.
   



O tratamento indicado para ambas as doenças é o banho de imersão ou aspersão. O banho de aspersão consiste em pulverizar o animal; e o de imersão em mergulhar o animal em um tanque de amianto com carrapaticida diluído em água. É importante ficar atento aos animais e não deixá-los beber a solução, que pode causar-lhes intoxicação.

Somente as fêmeas que estão para parir e os animais com menos de um mês de idade devem ficar sem o tratamento. O produtor deve isolar a área onde está sendo feito o banho para que outros animais da propriedade não entrem em contato com o princípio ativo da solução do banho.




Fonte: Adaptado EMBRAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário